terça-feira, 26 de junho de 2012

Jantar dos namorados - A decoração


"Manjar dos namorados"

O jantar dos namorados foi idealizado pela Alice. Apartir do momento que ela me falou sobre ele, nós duas nos empenhamos e fizemos tudo com muita dedicação e amor. Talvez por isso tenha dado tão certo. Tenho certeza que esta noite vai ficar na lembrança de todos que participaram. Alice com sua doçura e talento e Marcel com sua simpatia e paladar apurado. Esta combinação deu mais do que certo. Dois irmãos de família de origem italiana que amam a arte de cozinhar. O menu estava Divino. E para completar, as louças usadas eram totalmente inusitadas; como por exemplo: o caldo servido em chávenas, mousse em pequenos copos de doses e o sorvete em copos transparentes... sem falar nas molheiras que eram um charme só... Na decoração das mesas a mistura continua, mesmo porque eu adoro isso! Lá fora, alguns tampos de mesas eram painéis pintados, enquanto outros exibiam madeiras rústicas. Usei jogos americanos plásticos rendados. Adorei o efeito! Taças de cristais de diferentes estilos e alturas também se misturavam. Os pratos antigos seguiam a mesma "regra". Cachepôs de louças brancas guardavam mimosos "amores perfeitos". Uma composição de garrafas e vidros reaproveitados, castiçais, vasos antigos, flores delicadas e bibelôs completavam o clima romântico da decoração das mesas. Aproveitei os nossos cavaletes e janelas antigas encostadas nas paredes dos muros para amarrar vidros com flores. Não consegui terminar as luminárias de renda, mas a iluminação com lâmpadas penduradas e velas ficaram perfeitas ao anoitecer. Lá dentro, haviam poucas mesas. Nelas a composição se repetia, vasos antigos e bibelôs faziam companhia aos vidros reciclados. Sem dúvida, esta história cheia de sabores e amores, vai ficar marcada por um bom tempo em nossas memórias afetivas e gustativas.

Lá fora






































Lá dentro









Na cozinha da Alice # 16 - Jantar afrodisíaco

Cozinhar é um prazer imensurável pra mim. Receber as pessoas, criar receitas, pesquisar ingredientes, inventar uma atmosfera, e ver a reação das pessoas felizes de barriga sorrindo!!! Ahhh isso não tem preço!

Já faz tempo que nos apaixonamos pela ideia de restaurantes "clandestinos", ou chefs que preparam cardápios inusitados para poucas pessoas em suas próprias casas. Existe até mesmo um movimento "anti restaurante" que ganhou fama e virou moda em grandes cidades criadoras de tendências, como Paris e Londres.

Esses dias entrei (amos) em uma empreitada artística gastronômica. Dia dos namorados, cardápio afrodisíaco e totalmente vegetariano. Confesso que nessa última parte fiquei muito preocupada, porque na minha cidade é uma das campeãs brasileiras em quantidade de churrascarias por habitante. Juntamos nossa fome com a vontade de comer de uma amiga, a Edilene do Gaaya... e assim... começamos com toda explosão criativa nossos jantares. E foi lindo, saboroso e especial!




decoração ficou impecável! A Edilene criou ambientes lindíssimos misturando antigo e novo com muitas flores e toda aquela criatividade tão autêntica que só ela sabe fazer.






Já o menu foi o seguinte:

Paquera
(agridoce, levemente picante... pra quem tem coração de manteiga)
Corações crocantes com chutney de tomate, gengibre e mostarda e manteiga de beterraba





Primeiro beijo
(um cupido para o paladar com gosto de novidade que desperta...)
Espetinho de alecrim, tomate cereja e pupunha



Amasso
(tá frio mas a gente esquenta rapidinho!)
Salada ao cubo com mix de folhas, molho de limão e pesto de pimentão com canela

Foto Daniel Keiniti
Preliminar
(tá ficando quente!)
Caldo de cambotiá, curry e coco

Foto Daniel Keiniti


Kama Sutra
(enroscado, lambuzado e intenso!)
Spaghetti de ragu de cogumelos e salsa de pimenta

Foto Daniel Keiniti
Segundo round
(tá pronto?)
Gratinado de berinjela, amendoim e queijo gorgonzola



Tira fôlego
(doce doce quinem o amor)
Mousse picante de chocolate
Semifreddo de manga com praliné de pimenta

Foto Daniel Keiniti

Foto Daniel Keiniti






Enfim, saímos de lá todos apaixonados e encalorados. Eu amei a experiência. Acredito que todos nós lá dos bastidores! Então, agradeço muito ajuda da minha mãe, Daniel Keiniti e principalmente ao Marcel e ao meu amor por terem participado com alma e quilos de pratos, a Edilene pela atmosfera tão cheia de paixão e arte. E claro, à todos queridos presentes! Já já tem mais!

Um comentário: